Código de
variável
Múltipla Resposta Descrição Categorias
Código Descrição
II.2.0 - Perfil do Profissional Entrevistado
II.2.0.1 - Qual profissional entrevistado?
1 Enfermeiro
2 Médico
3 Outro profissional de nível superior da equipe
II.2.0.2 - A equipe possui o termo de compromisso de adesão ao PMAQ assinado pelo responsável da equipe? 1 Sim
2 Não
II.2.0.2/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.2.0.3 - Qual o seu tipo de vínculo? 1 Servidor público estatutário     
2 Cargo comissionado
3 Contrato temporário pela administração pública regido por legislação especial (municipal/estadual/federal)
4 Contrato temporário por prestação de serviço
5 Empregado público CLT
6 Contrato CLT
7 Autônomo   
8 Outro(s)
II.2.0.4 - Qual o seu agente contratante? 1 Administração direta      
2 Consórcio intermunicipal de direito público
3 Consórcio intermunicipal de direito privado
4 Fundação pública de direito público 
5 Fundação pública de direito privado
6 Organização social (OS)                        
7 Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP)     
8 Entidade filantrópica  
9 Organização não governamental (ONG)
10 Empresa
11 Cooperativa
12 Outro(s)
II.2.0.5 - Qual foi o mecanismo de ingresso? 1 Concurso público
2 Seleção pública
3 Outro(s)
II.2.0.6 - O(a) senhor(a) tem plano de carreira?  1 Sim
2 Não
II.2.0.7 - No plano, tem progressão por antiguidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.2.0.8 - No plano, tem progressão segundo avaliação de desempenho e/ou desenvolvimento (mérito)? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.2.0.9 - No plano, tem progressão por titulação e formação profissional? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.2.0.10 - O(a) senhor(a) tem incentivo, gratificação, prêmio financeiro por desempenho? 1 Sim
2 Não
II.3 - Apoio Matricial para as equipes de AB
II.3.1   - A equipe recebe apoio de outros profissionais para auxiliar ou apoiar na resolução de casos considerados complexos? 1 Sim
2 Não
II.3.2.1 II.3.2 - Os profissionais que realizam o apoio matricial são: Do NASF 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.2   1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.3 Da vigilância em saúde                                                                 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.4 De especialistas da rede                                                                                         1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.5 Dos hospitais 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.6 Do Polo da Academia da Saúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.3.2.7 De Centros especializados (reabilitação, idoso, obesidade e outros)                                                                                    1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4 - Educação Permanente dos profissionais da Atenção Básica e Qualificação das Ações Desenvolvidas                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
II.4.1.1 II.4.1 - No último ano, a equipe participou de ações de educação permanente organizadas pela: Gestão municipal 1 Sim
2 Não
II.4.1.2 Gestão estadual 1 Sim
2 Não
II.4.1.3 Pela própria equipe/unidade de Saúde 1 Sim
2 Não
II.4.1.4 Por outras equipes/unidades de saúde 1 Sim
2 Não
II.4.1.5 Pela universidade 1 Sim
2 Não
II.4.1.6 Não recebi EP no ano anterior 1 Sim
2 Não
II.4.2.1 II.4.2 - Por que a equipe não participou de ações de educação permanente no último ano? 

Gestão não organiza processos de EP 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.2.2 Equipe não organiza processos de EP 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.2.3 Gestão não apoia processos de EP 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.2.4 Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.1 II.4.3 - Quais dessas ações a equipe participa ou participou no último ano: Telessaúde  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.2 EAD/UNASUS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.3 RUTE – Rede Universitária de Telemedicina 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.4 Cursos presenciais 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.5 Troca de experiência 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.3.6 Tutoria/preceptoria 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.4.4 - Essas ações de educação permanente contemplam as demandas e necessidades da equipe?
1 Contemplam muito
2 Contemplam
3 Contemplam razoavelmente
4 Contemplam pouco
5 Não contemplam
998 Não se aplica
II.4.5.1 II.4.5 - Sobre a integração ensino serviço na saúde, a sua equipe conta com a participação de: Estudantes de graduação 1 Sim
2 Não
II.4.5.2 Estudantes de nível técnico 1 Sim
2 Não
II.4.5.3 Residentes de medicina 1 Sim
2 Não
II.4.5.4 Residentes multiprofissional 1 Sim
2 Não
II.4.5.5 Pesquisadores 1 Sim
2 Não
II.4.5.6 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
II.5 - Telessaúde na Atenção Básica
II.5.1 - A sua equipe utiliza o Telessaúde? 1 Sim
2 Não
II.5.2.1 II.5.2 - Por qual motivo a equipe não utiliza o Telessaúde? Problemas na infraestrutura (ex.: computador, sala inadequada) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.2 Problema de conectividade (ex.: falta de internet, internet lenta) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.3 Falta de tempo ou oportunidade para utilização do Programa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.4 Dificuldades com o uso do computador 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.5 Ausência de qualificação no sistema/plataforma 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.6 Dificuldade em acessar o sistema/plataforma 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.7 Pouca divulgação do Programa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.8 A equipe não tem necessidade de acessar 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.9 Baixa qualificação das respostas  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.2.10 Não existe Telessaúde implantado na UBS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.3.1 II.5.3 - A equipe utiliza o telessaúde para: Segunda opinião formativa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.3.2 Telediagnóstico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.3.3 Teleconsultoria 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.3.4 Tele-educação 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.4 - Essas ações realizadas por meio do Telessaúde contemplam as demandas e necessidades da equipe? 1 Contemplam muito
2 Contemplam
3 Contemplam razoavelmente
4 Contemplam pouco
5 Não contemplam
998 Não se aplica
II.5.5 - A equipe utiliza o 0800 do telessaúde? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.5.6 - Como a equipe avalia o atendimento recebido no 0800? 1 Muito Bom
2 Bom
3 Razoável
4 Ruim
5 Muito Ruim
998 Não se aplica
II.6 - Territorialização e População de Referência da Equipe de Atenção Básica
 II.6.1 - Existe definição da área de abrangência da equipe?  1 Sim
2 Não
 II.6.2  - A equipe possui mapas com desenho do território de abrangência (exemplo: áreas de risco, barreiras geográficas, grupo de maior risco e vulnerabilidade)? 1 Sim
2 Não
II.6.2/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.6.3 - Existe população descoberta pela atenção básica no entorno do território de abrangência da equipe? 1 Sim
2 Não
II.6.4 - Com qual frequência a equipe atende pessoas residentes fora da sua área de abrangência? 1 Todos os dias da semana
2 Alguns dias da semana
3 Raramente
4 Nenhum dia da semana
998 Não se aplica
II.6.5 - Nesta unidade de saúde o usuário tem a opção de escolher por qual equipe será atendido?  1 Sim
2 Não
999 Não existe outra equipe na unidade
II.6.6 - A gestão considerou critérios de risco e vulnerabilidade para a definição da quantidade de pessoas sob responsabilidade da equipe? 1 Sim
2 Não
999 Não sabe
II.6.7   Qual o número de pessoas sob responsabilidade da  equipe?    Pessoas
II.7 - Organização dos Prontuários na Unidade de Saúde
II.7.1 - Os prontuários dos usuários da equipe estão organizados por núcleos familiares? 1 Sim
2 Não
II.7.1/1     - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.7.2.1 II.7.2 - Como são registradas as informações de saúde? Fichas em papel 1 Sim
2 Não
II.7.2.2   Prontuário eletrônico 1 Sim
2 Não
II.7.3.1 II.7.3 - Qual o tipo de prontuário eletrônico?
Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.7.3.2 Prontuário eletrônico próprio 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.7.3/1  - Existe documento que comprove?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.7.4   Sua equipe recebeu qualificação ou capacitação para  utilizar a Classificação Internacional para Atenção Primária (CIAP)? 1 Sim, para todos da equipe
2 Sim, para alguns da equipe
3 Não
II.7.5   Sua equipe recebeu qualificação ou capacitação para utilização do prontuário eletrônico? 1 Sim, para todos da equipe
2 Sim, para alguns da equipe
3 Não
998 Não se aplica 
II.7.6   Quando sua equipe tem dúvidas sobre a utilização do prontuário eletrônico, você tem um canal para sanar essa dúvida? 1 Sim 
2 Não
998 Não se aplica 
II.7.7 II.7.7 - Quais canais são utilizados?  Colegas de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Materiais de apoio disponibilizados pelo Ministério da Saúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Gestão municipal 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Telessaúde  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Disque Saúde 136 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.7.8 II.7.8 - Sobre o registro clínico orientado a problemas (RCOP) e suas funcionalidades disponíveis no prontuário eletrônico, quais itens sua equipe utiliza? Folha de Rosto 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Subjetivo  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Objetivo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Avaliação 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Plano  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Lista de problemas  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Antecedentes  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.8 - Planejamento da Equipe e Apoio Institucional
II.8.1   - A sua equipe realiza reunião de equipe? 1 Sim
2 Não
II.8.2 - Qual a periodicidade das reuniões?  1 Semanal
2 Quinzenal
3 Mensal
4 Sem periodicidade definida
998 Não se aplica
II.8.3 - A equipe realiza alguma atividade para o planejamento de suas ações? 1 Sim
2 Não
II.8.3/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.8.4 - Qual a periodicidade?
1 Semanal
2 Quinzenal
3 Mensal
4 Bimestral
5 Trimestral
6 Semestral
7 Anual
998 Não se aplica
II.8.5 -    - A equipe realiza monitoramento e análise dos indicadores e informações de saúde? 1 Sim
2 Não
II.8.6 - Os resultados alcançados em ciclos anteriores do PMAQ foram considerados na organização do processo de trabalho da equipe? 1 Sim
2 Não
3 A equipe não participou dos ciclos anteriores
 
II.8.7
- No último ano, foi realizado algum processo de autoavaliação pela equipe? 1 Sim
2 Não
II.8.8 - Qual o intrumento utilizado? 1 AMAQ impresso
2 AMAQ eletrônico
3 AMQ
4 Instrumento desenvolvido pelo município/equipe
5 Instrumento desenvolvido pelo Estado
6 Outros instrumentos de avaliação
 
II.8.8/1
- Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.8.9  - Sua equipe recebe apoio institucional permanente de uma equipe ou pessoa da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de discutir, de forma conjunta, sobre o processo de trabalho auxiliando nos problemas identificados? 1 Sim
2 Não
II.8.10 - Como a equipe avalia o trabalho conjunto com o apoiador institucional para a qualificação do processo de trabalho e no enfrentamento dos problemas?
1 Muito bom
2 Bom
3 Regular
4 Ruim
5 Muito ruim
998 Não se aplica
II.8.11   - A gestão disponibiliza para a equipe informações que auxiliem na análise de situação de saúde da população da área de abrangência? 1 Sim
2 Não
II.9 - Organização da Agenda
II.9.1.1
II.9.1 - Quando o usuário precisa agendar uma consulta, qual (is) é(são) a(s) possibilidade(s)?  Presencialmente na unidade 1 Sim
2 Não
II.9.1.2
Por telefone 1 Sim
2 Não
II.9.1.3
Por redes sociais (Facebook, whatsapp, etc) 1 Sim
2 Não
II.9.1.4
Por site ou aplicativo especifico para agendamento de consulta 1 Sim
2 Não
II.9.2.1
II.9.2 - Em relação à demanda de cuidado continuado, como é realizada a marcação de consulta?  A próxima consulta é marcada no final da consulta anterior.  1 Sim
2 Não
II.9.2.2
A consulta é marcada pela equipe e depois comunicada ao usuário 1 Sim
2 Não
II.9.2.3
A próxima consulta é marcada pelo usuário na UBS (agendada posteriormente) 1 Sim
2 Não
II.9.2.4
É solicitado ao usuário que para a próxima consulta venha a UBS no dia de atendimento programático e de cuidado continuado (sem agendamento prévio) 1 Sim
2 Não
II.9.2.5
No dia da consulta é preciso ficar na fila e pegar senha para o atendimento 1 Sim
2 Não
II.9.3   - O usuário sai da unidade com a consulta marcada nas situações em que não seja preciso atender no mesmo dia? 1 Sim
2 Não
II.9.4 - A equipe de atenção básica realizou avaliação ou estudo da demanda espontânea nos últimos 12 meses? 1 Sim
2 Não
II.10 - Acolhimento à Demanda Espontânea 
II.10.1   - A equipe realiza acolhimento à demanda espontânea nesta unidade? 1 Sim
2 Não
II.10.2.1  
II.10.2 - Em quais turnos é realizado o acolhimento? Manhã 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.2.2  
Tarde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.2.3
Noite 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.1  
II.10.3 - Quais dias da semana acontece? Segunda 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.2  
Terça  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.3  
Quarta  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.4  
Quinta  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.5
  
Sexta  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.6
Sábado  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.3.7
Domingo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.4.1
II.10.4 - Qual(is) é(são) o(s) principal(is) fluxo(s) para o acolhimento à demanda espontânea? O usuário chega cedo e fica na fila para pegar ficha/senha 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.4.2
O usuário é atendido por ordem de chegada 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.4.3
A equipe identifica usuários com maior risco e/ou vulnerabilidade 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.4.4
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.5.1 
II.10.5 - No atendimento à demanda espontânea a equipe realiza: Atendimento de urgência 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.5.2  Renovação de receitas de medicamentos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.5.3
Avaliação de risco e vulnerabilidade  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.5.4
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.6 
- A equipe utiliza protocolos/critérios para orientação das condutas dos casos atendidos no acolhimento? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.6/1 
- Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.7 - Os profissionais da equipe que fazem o acolhimento foram capacitados para o uso dos protocolos/critérios de avaliação de risco e vulnerabilidade dos usuários?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.8 - O usuário pode ficar em observação até melhora do quadro agudo, quando necessário? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.10.9
II.10.9 - A equipe oferece fácil acesso ao usuário para:  Buscar e mostrar resultados de exames 1 Sim
2 Não
Sanar dúvidas pós-consulta ou mostrar como evoluiu sua situação 1 Sim
2 Não
Não dispõe dessas estratégias 1 Sim
2 Não
II.10.10
- A equipe tem acesso a serviço para remoção do usuário, quando necessário? 1 Sim
2 Não
II.11 - Oferta de Serviços
II.11.1 - A equipe coleta exames na unidade?  1 Sim
2 Não
II.11.2.1 
II.11.2 - Quais exames são coletados/realizados na unidade? Exames de sangue 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.2.2 
Urina 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.2.3 

Fezes 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.2.4 

Eletrocardiograma 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.2.5
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.3.1   II.11.3 - Quais dos seguintes procedimentos sua equipe realiza? Drenagem de abscesso 1 Sim
2 Não
II.11.3.2    Sutura de ferimentos 1 Sim
2 Não
II.11.3.3  Retirada de pontos 1 Sim
2 Não
II.11.3.4  Lavagem de ouvido 1 Sim
2 Não
II.11.3.5   Extração de unha  1 Sim
2 Não
II.11.3.6   Nebulização/inalação  1 Sim
2 Não
II.11.3.7   Curativos  1 Sim
2 Não
II.11.3.8   Medicações injetáveis intramusculares  1 Sim
2 Não
II.11.3.9   Medicações injetáveis endovenosas  1 Sim
2 Não
II.11.3.10   Inserção de DIU  1 Sim
2 Não
II.11.3.11 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
II.11.4 II.11.4 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento drenagem de abscesso? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.5 II.11.5 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento sutura de ferimentos? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.6 II.11.6 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento retirada de pontos? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.7 II.11.7 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento lavagem de ouvido? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.8 II.11.8 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento extração de unha? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.9 II.11.9 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento nebulização/inalação? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.10 II.11.10 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento curativos? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.11 II.11.11 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento medicações injetáveis intramusculares? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.12 II.11.12 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento medicações injetáveis endovenosas ? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.13 II.11.13 - Quais motivos dificultam a oferta do procedimento Inserção de DIU? Infraestrutura inadequada  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de materiais/insumos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de protocolos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de profissional (recursos humanos) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de demanda para o(s) procedimento(s) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Sobrecarga de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Medidas restritivas de conselho de fiscalização de profissão 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de capacitação/ treinamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Falta de segurança para realizar o procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe não apresenta dificuldades em ofertar este procedimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.14   A equipe dispõe de um documento orientador  com as ações e os procedimentos ofertados ao usuário (ex: carteira de serviços)?  1 Sim
2 Não
II.11.14/1   Existe documento que comprove?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.11.15 - A equipe acompanha usuários que convivem com HIV/AIDS? 1 Sim
2 Não
II.12 - Relação da AB com outros pontos da Rede de Atenção de Saúde
II.12.1.1 II.12.1 - Quais desses exames para o pré-natal são solicitados pela sua equipe para serem realizados na rede de serviços de saúde? ABO RH 1 Sim
2 Não
II.12.1.1.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.1.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.2 Coombs indireto 1 Sim
2 Não
II.12.1.2.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.2.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.3 Dosagem de hemoglobina e hematócrito 1 Sim
2 Não
II.12.1.3.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.3.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.4 Glicemia de jejum
1 Sim
2 Não
II.12.1.4.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.4.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.5 Tolerância à glicose (teste oral)
1 Sim
2 Não
II.12.1.5.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.5.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.6 Sorologia para HIV 1 Sim
2 Não
II.12.1.6.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.6.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.7 Sorologia para sífilis (VDRL)
1 Sim
2 Não
II.12.1.7.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.7.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.8 Sorologia para hepatite B 1 Sim
2 Não
II.12.1.8.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.8.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.9 Sorológico para toxoplasmose 1 Sim
2 Não
II.12.1.9.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.9.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.10 Exame de ultrassonografia obstétrica 1 Sim
2 Não
II.12.1.10.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.10.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.11 Sumário de urina (urina tipo I) 1 Sim
2 Não
II.12.1.11.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.11.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.12 Urocultura 1 Sim
2 Não
II.12.1.12.1
Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
II.12.1.12.1/1 O acesso ao exame é satisfatório?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.1.13 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.1 II.12.2 - Quais desses exames são solicitados pela sua equipe para serem realizados na rede de serviços de saúde? Baciloscopia para tuberculose 1 Sim
2 Não
II.12.2.1.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.1.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.2 Baciloscopia para hanseníase 1 Sim
2 Não
II.12.2.2.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.2.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.3 Glicemia de jejum
1 Sim
2 Não
II.12.2.3.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.3.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.4 Creatinina 1 Sim
2 Não
II.12.2.4.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.4.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.5 Ecocardiograma
1 Sim
2 Não
II.12.2.5.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.5.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.6 Eletrocardiograma 1 Sim
2 Não
II.12.2.6.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.6.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.7 Hemoglobina glicosilada 1 Sim
2 Não
II.12.2.7.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.7.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.8 Mamografia 1 Sim
2 Não
II.12.2.8.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.8.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.9 Perfil lipídico  1 Sim
2 Não
II.12.2.9.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.9.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.10 Radiografia de tórax (tuberculose) 1 Sim
2 Não
II.12.2.10.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.10.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.11 Teste de Sensibilidade (Antibiograma) 1 Sim
2 Não
II.12.2.11.1 Qual o principal local onde o exame é ofertado na rede de serviços de saúde? 1 No município 
2 Em outro município
998 Não se aplica
 II.12.2.11.1/1 O acesso ao exame é satisfatório? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.2.12 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3 - Existe algum fluxo de comunicação institucionalizado entre a sua equipe e a atenção especializada?  1 Sim
2 Não
II.12.3.1 II.12.3 - Qual é o fluxo institucional de comunicação? Reuniões técnicas com os especialistas da rede 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.2 Teleconferência 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.3 Telessaúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.4 Prontuário eletrônico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.5 Comunicação eletrônica (e-mail, whatsapp, etc) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.6 Ficha de referência/contrarreferência com história detalhada e sugestões de conduta 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.3.7 Contato telefônico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.4 - Com que frequência os profissionais de atenção básica entram em contato com especialistas para trocar informações sobre os seus pacientes encaminhados? 1 Sempre
2 Algumas vezes
3 Nunca
998 Não se aplica
II.12.5 - Com que frequência os especialistas entram em contato com os profissionais de atenção básica para trocar informações sobre os pacientes encaminhados pela atenção básica?  1 Sempre
2 Algumas vezes
3 Nunca
998 Não se aplica
II.12.6.1 II.12.6 - Indique para quais das condições abaixo existem referências e fluxos definidos: Agendamentos de atendimentos para casos de suspeita de câncer de mama 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.6.2 Agendamentos de atendimentos para casos de suspeita de câncer do colo do útero 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.6.3 Parto (maternidade) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.6.4 Urgência (glicemia descompensada, convulsão, surto psicótico, síndrome coronariana aguda, trauma) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.6.5 Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.6.6 Nenhumas das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.7   - Existe central de regulação disponível para o encaminhamento dos usuários para os demais pontos de atenção? 1 Sim
2 Não
II.12.8.1 II.12.8 - Quais centrais de marcação disponíveis? Marcação de consulta especializada 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.8.2 Marcação de exames 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.8.3 Marcação de leitos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.8.4 Nenhuma das anteriores  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.12.9 II.12.9 - Quando um usuário é atendido na unidade de saúde e necessita ser encaminhado para uma consulta especializada, quais são as formas possíveis? A consulta é marcada pela unidade de saúde e informada na hora para o usuário 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A consulta é marcada pela unidade de saúde e a data posteriormente informada ao usuário 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A consulta é marcada pelo próprio usuário junto à central de marcação de consultas especializadas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
O usuário recebe uma ficha de encaminhamento/referência e deve se dirigir a um serviço indicado pela sua equipe 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
O usuário recebe uma ficha de encaminhamento/referência, mas não tem um serviço ou um profissional determinado 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Não há percurso definido  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.13 - Planejamento Familiar
II.13.1 - A equipe realiza ações de planejamento familiar? 1 Sim
2 Não
 II.13.2.1
II.13.2 - Para qual publico alvo a equipe realiza ações de planejamento familiar: Mulheres em idade reprodutiva 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.13.2.1
Mulheres durante o pré-natal 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.13.2.1
Mulheres no puerpério 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.13.2.1
Homens 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.13.2.1
Casais 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14 - Câncer de Colo do Útero e da Mama
II.14.1   - A equipe realiza a coleta do exame citopatológico na unidade de saúde?  1 Sim
2 Não
II.14.1/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.2   - A equipe possui registro do número de mulheres com coleta atrasada de exame citopatológico? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.2/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.3 - A equipe possui registro de mulheres com exames citopatológicos alterados?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.3/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.4 - A equipe possui o registro de mulheres com exame de mamografia e/ou ultrassom mamária alterado? 1 Sim
2 Não
II.14.4/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.14.5
II.14.5 - A equipe utiliza protocolos para identificação precoce/rastreamento voltados para: Câncer do colo do útero 1 Sim
2 Não
Câncer de mama  1 Sim
2 Não
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
II.14.6
II.14.6 - A equipe realiza busca ativa das seguintes situações: Citopatológico alterado  1 Sim
2 Não
Citopatológico atrasado 1 Sim
2 Não
Exames (USG mamária e Mamografia) de mama alterado 1 Sim
2 Não
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
II.14.7 - A equipe de atenção básica realiza o seguimento das mulheres após tratamento realizado na atenção especializada? 1 Sim
2 Não
II.14.8 - A equipe de atenção básica utiliza estratégias de divulgação/sensibilização para realização do exame citopatológico? 1 Sim
2 Não
II.14.9 - A equipe de atenção básica utiliza estratégias de divulgação/sensibilização para realização do exame das mamas com um profissional de saúde? 1 Sim
2 Não
II.15 - Atenção ao Pré-natal e Puerpério
II.15.1   - A equipe realiza consulta de pré-natal? 1 Sim
2 Não
II.15.1/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.2   - A equipe recebe o exame VDRL das gestantes do território em tempo oportuno para intervenções necessárias? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.3 - A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco das gestantes? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.4 - A equipe organiza as ofertas de serviço e encaminhamentos (consultas, exames) das gestantes baseadas na avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.5 - A equipe de atenção básica possui registro com o número de gestantes de alto risco no território? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.6   - A equipe faz atendimento às intercorrências ou urgências da gestante de alto risco? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.7 - A equipe de atenção básica utiliza a caderneta da gestante para o acompanhamento das gestantes? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.8   Tem cópia/espelho das cadernetas das gestantes, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.9.1 II.15.9 - No acompanhamento da gestante há registro de: Profissional responsável pelo acompanhamento da gestante 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.9.2 Consulta odontológica da gestante 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.9.3 Vacinação em dia da gestante 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.9.4 Coleta de exame citopatológico realizada na gestante 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.9.5 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.10 - A equipe orienta às gestantes em relação à vacina contra tétano? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.11   - É realizada a consulta de puerpério até uma semana após o parto pelo médico e/ou enfermeiro da equipe? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.12.1 II.15.12 - Que ações a equipe realiza para garantir a consulta de puerpério até uma semana após o parto?  Visita do agente comunitário de saúde para captação da mulher  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.12.2 Visita domiciliar de membro da equipe que não o agente comunitário de saúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.12.3 Consulta em horário especial em qualquer dia da semana  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.12.4 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.15.13   - É realizada a aplicação da penicilina G benzatina na unidade de saúde? 1 Sim
2 Não
II.16 - Atenção à Criança desde o Nascimento até os Dois Anos de Vida
II.16.1   - A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? 1 Sim
2 Não
II.16.2 - A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.3 - A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.4 - A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.5 - Tem espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com  informações equivalentes, na unidade?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.1 II.16.6 - No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:  Vacinação em dia  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.2 Crescimento e desenvolvimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.3 Estado nutricional 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.4 Teste do pezinho 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.5 Violência familiar 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.6 Acidentes 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.6.7 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.7   - A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.8 16.8 - A equipe realiza busca ativa das crianças:
Poderá marcar mais de uma opção de resposta.
Prematuras  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Com baixo peso 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Com consulta de puericultura atrasada 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Com calendário vacinal atrasado 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Não realiza busca ativa das crianças. 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.16.9 - A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? 1 Sim
2 Não
II.16.10 - A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de  alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança? 1 Sim
2 Não
II.16.11 - A equipe conhece e cumpre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras (Lei 11.265 de 2006 e Decreto 8.552 de 2015) 1 Sim
2 Não
II.17 - Atenção à Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica
II.17.1   - A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão? 1 Sim
2 Não
 II.17.2 - Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica na unidade de saúde?    Dias
998 Não se aplica
 II.17.3   - A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.4 - A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.5 - A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.6 - A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.7   - A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.8   - A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.17.8/1   - Existe documento que comprove?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.9 - A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.10 - A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.17.10/1 - Existe documento que comprove?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18 - Atenção à Pessoa com Diabetes Mellitus
II.18.1   - A equipe realiza consulta para pessoas com diabetes? 1 Sim
2 Não
II.18.2 - Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas  com Diabetes mellitus na unidade de saúde?    Dias
998 Não se aplica
II.18.3   - A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com diabetes? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.4   - A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.4/1   - Existe documento que comprove?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.5 - A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com Diabetes mellitus?  1 Sim
2 Não
II.18.6 - A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com diabetes mellitus que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção? 1 Sim
2 Não
II.18.7 - A equipe possui o registro dos usuários com diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.7/1 - Existe documento que comprove?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.8   - A equipe programa as consultas e exames de pessoas com Diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.9   - A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.18.10   - A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.19 - Atenção à Pessoa com Obesidade
 II.19.1   - A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?
1 Sim
2 Não
II.19.2 - Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.19.3
II.19.3 - Quais dessas ações a equipe realiza?
Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Oferta ações voltadas à atividade física 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Oferta ações voltadas à alimentação saudável 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Encaminha para serviço especializado 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.20 - Atenção à Pessoa com Tuberculose
II.20.1  - A equipe de atenção básica  possui registro do número de usuários de tuberculose? 1 Sim
2 Não
II.20.2
- Quando há usuário diagnosticado com Tuberculose a equipe: 1 Realiza consulta deste usuário nesta UBS
2 Encaminha o usuário para unidade de referência
II.20.3 - Qual a disponibilidade de oferta de consulta para pessoas com tuberculose? 1 Diariamente
2 Entre duas a quatro vezes na semana 
3 Menos de duas vezes na semana
998 Não se aplica
II.20.4  - A 1ª amostra de escarro para o diagnóstico de tuberculose é coletada na primeira abordagem/consulta com o usuário? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.20.5  - A equipe realiza a notificação de casos de tuberculose na unidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.20.5/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.20.6 - A equipe realiza o acompanhamento do tratamento diretamente observado do usuário? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.20.7 -   II.20.7 - A equipe realiza busca ativa para os seguintes casos:


Sintomático respiratório 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Pessoas contatos de tuberculose 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Faltosos do tratamento (até o período de 29 dias) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Abandono de tratamento (após o período de 30 dias) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Não realiza busca ativa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
 II.21 - Atenção à Pessoa com Hanseníase
II.21.1  - A equipe de atenção básica  possui registro do número de usuários com hanseníase? 1 Sim
2 Não
II.21.2
- Quando há usuário diagnosticado com Hanseníase a equipe: 1 Realiza consulta deste usuário nesta UBS
2 Encaminha o usuário para unidade de referência
II.21.3  - A equipe realiza diagnóstico de casos novos de hanseníase? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.21.4 - Existe ficha de notificação de casos de hanseníase na unidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.21.4/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.21.5  - A equipe realiza notificação de casos de hanseníase na unidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.21.6 - A equipe faz acompanhamento dos usuários encaminhados para serviços de saúde de referência? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.21.7  II.21.7 - A equipe realiza busca ativa para os seguintes casos:


Sintomático (lesões na pele) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Pessoas contatos de hanseníase  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Faltosos do tratamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Abandono de tratamento  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Não realiza busca ativa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22 - Ações de Combate e de Atenção às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti
II.22.1 - No último ano foi realizada alguma ação para combate ao Aedes aegypti no território? 1 Sim
2 Não
II.22.2.1   II.22.2 - Quais das seguintes ações a equipe realizou? Ações para a localização dos criadouros dos mosquitos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.2.2  Eliminação dos criadouros dos mosquitos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.2.3  Comunicação e mobilização da população e ações educativas (conscientização, informação, ações educativas) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.3.1 II.22.3 - Em qual desses locais a equipe realizou essas ações?


Nas casas das famílias de responsabilidade da equipe 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.3.2 Nas escolas do território 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.3.3 Nos equipamentos sociais do território (estabelecimentos comerciais, igrejas, etc) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.3.4 Em terrenos abandonados 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.3.5 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.4.1 II.22.4 - As ações educativas abordam quais temas?


Como eliminar os criadouros existentes do mosquito 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.4.2 Como fazer o armazenamento de água potável evitando novos focos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.4.3 Como fazer o acondicionamento de lixo evitando novos focos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.4.4 Como realizar a limpeza e manutenção das áreas sob sua responsabilidade 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.4.5 Orientação sobre os sintomas e sinais de alarme das doenças 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24.4.6 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.5 - A equipe realiza ações de combate ao Aedes aegyti junto à equipe de Vigilância? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.6 - O ACS realiza ação química para o combate ao vetor? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.7   - A equipe identifica as áreas de maior risco de transmissão vetorial no território? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.7/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.1
II.22.8 - A gestão municipal ofertou para equipe?
Protocolo clínico da Dengue, Zika, Febre Chikungunya 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.2
Protocolo clínico de Febre Amarela 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.3
Material com a definição do fluxo assistencial na rede 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.4
Atualização voltada ao manejo clínico do paciente 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.5
Capacitação voltada à realização de ação de educação em saúde para população 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.6
Materiais educativos para ofertar à população 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.7
Atualização no combate vetorial ao Aedes aegypti  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.8
Capacitação para o atendimento dos casos suspeitos de Dengue, Zika vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.9
Cartilha do ACS ou outro material relacionado as ações do ACS no combate ao vetor 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.8.10 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.22.9  - A equipe realiza classificação de risco dos pacientes que chegam com suspeita de Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela, conforme os fluxogramas estabelecidos? 1 Sim
2 Não
II.22.10   - A equipe inicia a hidratação oral nos pacientes com suspeita de dengue enquanto este aguarda atendimento na UBS ? 1 Sim
2 Não
II.22.11 - A equipe realiza a hidratação venosa nos pacientes com suspeita de dengue na unidade, quando necessário?  1 Sim
2 Não
II.22.12 - A equipe solicita o hemograma com contagem de plaquetas para o paciente com suspeita de Dengue, de acordo com o protocolo de manejo clínico? 1 Sim
2 Não
 II.23 - Atenção a Pessoa em Sofrimento Psíquico
II.23.1.1  A equipe realiza consulta para: Usuários em sofrimento psíquico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.1.2  Usuários de crack, álcool e outras drogas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.1.3  Usuários em uso crônico de benzodiazepínicos, anti-psicóticos, anti-convulsivantes, anti-depressivos, estabilizadores de humor 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.1.4 Não realiza esse tipo de consulta 1 Sim
2 Não
II.23.2.1 A equipe possui registro dos usuários do território: Usuários em sofrimento psíquico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.2.2 Usuários de crack, álcool e outras drogas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.2.3 Usuários em uso crônico de benzodiazepínicos, anti-psicóticos, anti-convulsivantes, anti-depressivos, estabilizadores de humor 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.2.4 Não realiza registro desses usuários 1 Sim
2 Não
II.23.2/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.3.1 A equipe utiliza alguma estratégia específica para cuidar destes casos? Consulta específica com tempo maior 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.3.2  Registro da história de vida 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.3.3 Oferta de algum tipo de atendimento em grupo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.3.4 Atendimento com profissionais de saúde mental (NASF ou outro apoio matricial) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.3.5 Não realiza nenhuma estratégia específica para cuidar desses casos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.4.1 A equipe possui o registro dos seguintes usuários de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção: Usuário em sofrimento psíquico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.4.2 Usuário de crack, álcool e outras drogas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.4.3 Usuários em uso crônico de benzodiazepínicos, anti-psicóticos, anti-convulsivantes, anti-depressivos, estabilizadores de humor 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.4.4 Não realiza registro desses usuários 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.23.4/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24 - Atenção à Pessoa com Deficiência
II.24.1 - A equipe possui registro do número dos casos de pessoas com deficiência? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24.1/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24.2 - A equipe possui o registro dos usuários com deficiência em acompanhamento por outras equipes/serviços?   1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24.2/1 - Existe documento que comprove?
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.24.3.1 Com quais serviços a equipe conta para o acompanhamento das pessoas com deficiência  NASF 1 Sim
2 Não
II.24.3.2 CER (Centro Especializado de Reabilitação) 1 Sim
2 Não
II.24.3.3 Outros serviços 1 Sim
2 Não
II.24.3.4 Não conta com serviço/equipe de apoio 1 Sim
2 Não
II.25 - Visita Domiciliar  
II.25.1 - Existe ACS na equipe? 1 Sim
2 Não
II.25.2 - Existe população descoberta de ACS? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.25.3  - A Secretaria Municipal de Saúde fornece normas para o desenvolvimento do trabalho dos ACS? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.25.4  - As famílias da área de abrangência da equipe são visitadas com periodicidade distinta de acordo com avaliações de risco e vulnerabilidade? 1 Sim
2 Não
II.26 Promoção à Saúde
II.26.1 - A equipe desenvolve ações voltadas à promoção à saúde? 1 Sim
2 Não
II.26.2.1
Geral
II.26.2 - Quais as ações de promoção à saúde são desenvolvidas: Ações de apoio ao autocuidado 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.2
Geral
Promoção da Cultura de Paz e dos Diretos Humanos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.3
Geral
Promoção do Desenvolvimento Sustentável  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.4
Geral
Mobilização da população adscrita para discussão de questões de saúde que afetam à coletividade 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.5
Geral
Articulação intersetorial com outros serviços públicos  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.6
Geral
Organização de momentos para escuta dos usuários sobre os serviços prestados e os problemas de saúde do território 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.2.7
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.26.3 - A equipe utiliza o novo “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde? 1 Sim
2 Não
II.26.3/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27 - Programa Academia da Saúde
II.27.1 - A equipe sabe se existe o Programa Academia da Saúde no município? 1 Sim
2 Não
II.27.2 - A equipe sabe se existe polo do Programa Academia da Saúde no seu território? 1 Sim
2 Não
II.27.3  - A equipe desenvolve ações conjuntas com os profissionais do polo do Programa Academia da Saúde? 1 Sim
2 Não
II.27.4.1 II.27.4 - Quais dessas ações são desenvolvidas? Planejamento das ações 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.2 Discussão de casos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.3 Práticas artísticas e culturais (dança, teatro e outros) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.4 Práticas corporais e Atividade Física  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.5 Construção de projetos terapêuticos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.6 Participação no Grupo de Apoio à Gestão do Polo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.7 Encaminhamento de usuários para as atividades do polo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.8 Mobilização da comunidade para participar das ações do programa 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.27.4.9 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28 - Atividades na Escola e Programa Saúde na Escola
II.28.1 - A equipe sabe se existe o Programa Saúde na Escola no município? 1 Sim
2 Não
II.28.2 - A equipe participa do Programa Saúde na Escola? 1 Sim
2 Não
II.28.3 - É realizado planejamento conjunto entre a equipe e os profissionais da educação para realização das ações na escola? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.3/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.4.1 II.28.4 - Quais são as estratégias e instrumentos utilizados para monitorar as ações planejadas? Realização de reuniões conjuntas entre equipe de saúde e equipe das escolas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.4.2 Realização do levantamento do número de escolares atendidos na UBS  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.4.3 Utilização das informações registradas no e-SUS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.4.4 Utilização das informações contidas no FORM-SUS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.4.5 Não monitora as ações 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.28.5    Qual a principal forma que a equipe lida com as demandas de saúde identificadas nos estudantes? 1 Realiza diagnóstico das condições de saúde dos escolares
2 Comunica à escola os casos alterados e faz recomendações para auxiliar no cuidado com o educando
3 Discute casos com os profissionais da escola
4 Problematiza com a escola questões de vulnerabilidade à saúde do educando a partir das situações de risco detectadas
5 Envolve a família e a escola no cuidado com o educando
7 Realiza outras ações 
II.29 - Práticas Integrativas e Complementares
II.29.1  - A equipe oferece o serviço de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) para os usuários do território?  1 Sim
2 Não
II.29.2.1 II.29.2 - Quais serviços de práticas integrativas e complementares que não estão PNPIC são oferecidos? Medicina Tradicional Chinesa/ Auriculoterapia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.2 Reiki 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.3 Yoga 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.4 Ayurveda 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.5 Florais 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.6 Do-in/Shiatsu/Massoterapia/Reflexologia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.7 Shantala 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.8 Talassoterapia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.9 Biodança 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.10 Musicoterapia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.11 Dança circular 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.12 Naturologia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.13 Terapia comunitária 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.14 Terapia com Argila 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.15 Sistema Rio Aberto (Movimento Vital expressivo) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.16 Arteterapia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.17 Osteopatia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.18 Quiropraxia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.2.19 Aromaterapia
Meditação (Mindfullness)
 Bioenergética     
1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.3.1 II.29.3 - A equipe realiza atividades de educação em saúde abordando: Uso de plantas medicinais e fitoterápicos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.3.2 Uso de recursos terapêuticos não medicamentosos, como águas termais, práticas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e práticas da medicina antroposófica 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.3.3 A equipe não realiza atividades de educação em saúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.3.4 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.4   A gestão oferece alguma atividade/curso de educação permanente em práticas integrativas e complementares para a equipe? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.5 - Os profissionais tem o apoio da gestão para realizar as PICs, como espaço na agenda, divulgação do serviço, pactuação com a(s) equipe(s) da unidade? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.29.6 - A equipe utiliza algum protocolo de acolhimento à demanda espontânea ou linha de cuidado que inclua PICs? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.30 - Programa Bolsa-Família
II.30.1 - A equipe identifica famílias elegíveis e encaminha para cadastramento no Programa Bolsa Família? 1 Sim
2 Não
II.30.2 - A equipe registra os dados de acompanhamento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família?  1 Sim
2 Não
II.31 - População Rural, Indígena e Comunidades Tradicionais
II.31.1 - A sua equipe realiza atendimento para população rural, indígena e/ou comunidades tradicionais? 1 Sim
2 Não
3 Não há nenhuma destas no território de abrangência da equipe
II.31.2.1 II.31.2 - Qual(is) a(s) população(ões) que existe(m) no território? Quilombolas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.2 Indígenas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.3 Pescadores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.4 Ribeirinhos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.5 Assentados da reforma agrária 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.6 População rural 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.7 Caboclos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.8 Caiçaras 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.9 Extrativistas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.10 Acampados sem terra 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.11 Ciganos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.2.12 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.3    Existe transporte disponível para a equipe a fim de viabilizar o atendimento a essa população? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.4
- A equipe realiza acompanhamento dos casos mais graves e que precisam de atendimento em outros pontos de atenção? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.31.4/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.32 - Participação, Controle Social, Satisfação e Canal de Comunicação com o Usuário
II.32.1 - A equipe realiza avaliação de satisfação do usuário? 1 Sim
2 Não
II.32.2  - A equipe dispõe de canais de comunicação que permitem aos usuários expressarem suas demandas, reclamações e/ou sugestões sobre o serviço da UBS? 1 Sim
2 Não
II.32.2/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.32.3
II.32.3 - Quais são os canais de comunicação disponibilizados? Comunicação direta com a equipe  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Comunicação direta com a gestão municipal 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.32.4 - A equipe discute internamente e com a gestão as demandas e reclamações dos usuários? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
II.32.5  - Há Conselho Local de Saúde na unidade de saúde ou outros espaços de participação popular? 1 Sim
2 Não
II.32.5/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
NASF
Só responde os blocos seguintes se responder SIM na questão II.3.2.1, caso contrário, finalizar o questionário
II.33 - Adequação da composição das equipes às necessidades do território
NII.33.1 - A gestão municipal debateu com sua equipe sobre quais categorias profissionais deveriam compor o NASF? 1 Sim
2 Não
999 Não sabe
NII. 33.2 .1 NII. 33.2 - Sobre a composição do NASF: A composição da equipe do NASF, de acordo com as categorias profissionais presentes, contempla as necessidades do território 1 Sim
2 Não
NII. 33.2 .2 A carga horária dos profissionais do NASF está dimensionada de modo que atenda a demanda local 1 Sim
2 Não
NII. 33.2 .3 Considerando as necessidades do território, outro profissional deveria compor a equipe NASF 1 Sim
2 Não
NII.33.2.4 Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
II.34 - Acesso das equipes ao NASF
NII.34.1.1 Diante de uma situação na qual sua equipe sente necessidade de apoio, qual(is) é(são) a(s) forma(s) mais frequente(s) de acionar/solicitar apoio do NASF? Encaminhamentos por escrito 1 Sim
2 Não
NII.34.1.2 Discussão de casos 1 Sim
2 Não
NII.34.1.3 Consultas compartilhadas 1 Sim
2 Não
NII.34.1.4 Agendamento de consultas diretamente na agenda do profissional NASF 1 Sim
2 Não
NII.34.1.5 Contato por e-mail e telefone 1 Sim
2 Não
NII.34.2.1 - Em média, quantos dias o NASF demora para atender uma solicitação de apoio de sua equipe? 1 Até 1 dia
NII.34.2.2 2 De 2 e 7 dias
NII.34.2.3 3 De 8 e 15 dias
NII.34.2.4 4 De 16 a 30 dias
NII.34.2.5 5 Acima de 30 dias
NII.34.3.1 - Você considera que o NASF atende as solicitações de apoio da sua equipe em tempo adequado? 1 Sempre
NII.34.3.2 2 Na maioria das vezes
NII.34.3.3 3 As vezes
NII.34.3.4 4 Raramente
NII.34.3.5 5 Nunca
NII.34.4 - O planejamento e organização do cronograma de ações do NASF é realizado de forma conjunta com a sua equipe? 1 Sim
2 Não
NII.34.5 - Você conhece o cronograma/agenda de atividades do NASF com sua equipe? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
NII.34.6 - Todos profissionais do NASF tem garantido encontros/atividades periódicas e regulares com sua equipe? 1 Sim
2 Não
999 Não sabe/Não respondeu
NII.34.7 - Sua equipe e o NASF pactuaram critérios que orientem quais situações devem ser atendidas pelo NASF e quais são encaminhadas para outros pontos de atenção? 1 Sim
2 Não
999 Não sabe/Não respondeu
NII.34.8 - Existem critérios e formas definidas e pactuadas entre sua equipe e o NASF para acionar o apoio em situações imprevistas (que estão fora do cronograma ou que envolvem algum tipo de urgência)?  1 Sim
2 Não
999 Não sabe/Não respondeu
NII.34.9 - Nas situações imprevistas, sua equipe consegue o apoio do NASF? 1 Sim
2 Não
II.35 - Articulação entre eSF e NASF
NII. 35.1.1  NII.35.1 - Nos encontros entre sua equipe  e o NASF, acontecem ou são pactuadas quais das seguintes atividades? Discussão de casos 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.2 Organização da demanda para atendimentos individuais  1 Sim
2 Não
NII. 35.1.3 Organização da demanda para atendimentos domiciliares 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.4 Consultas compartilhadas entre profissionais da equipe do NASF com ESF 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.5 Consultas compartilhadas entre os profissionais da equipe do NASF 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.6 Atividades de educação em saúde  1 Sim
2 Não
NII. 35.1.7 Grupos terapêuticos 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.8 Construção compartilhada de Projeto Terapêutico Singular para casos complexos 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.9 Educação permanente com as ESF 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.10 Discussões sobre o processo de trabalho da ESF 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.11 Ações de vigilância em saúde 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.12 Ações/reuniões com outros serviços de saúde (ex: CAPS, policlínicas ...) 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.13 Ações/reuniões com outros setores (ex: CRAS, CREAS, escola, etc) 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.14 Gestão de encaminhamentos e/ou de listas de espera para especialistas 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.15 Definição de critérios de acesso, priorização de casos, atribuições de cada profissional 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.16 Análise das solicitações de apoio, identificando as principais demandas 1 Sim
2 Não
NII. 35.1.17 Análise de casos concluídos e em atendimento pelo NASF  1 Sim
2 Não
NII. 35.1.18 Monitoramento dos resultados alcançados  1 Sim
2 Não
NII. 35.1.19 Participação em Reuniões dos Conselhos de Saúde ou outros espaços de controle social 1 Sim
2 Não
NII.35.2 - Qual a periodicidade dos encontros dos profissionais do NASF com sua equipe? 1 Semanal
2 Quinzenal
3 Mensal 
4 Acima de 30 de dias
5 Sem periodicidade definida 
II.36 Qualificação do cuidado da AB a partir da integração com o NASF
NII.36.1 - Em uma escala de 0 a 10, que nota você atribui a sua própria equipe no que se refere à disponibilidade em trabalhar de modo compartilhado com o NASF? 0 0
1 1
2 2
3 3
4 4
5 5
6 6
7 7
8 8
9 9
10 10
NII 36.2.1 NII.36.2 - Como você avalia o efeito ou contribuição do NASF nas seguintes situações: Resolver as necessidades dos usuários   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.2 Redução do número de encaminhamentos realizados de forma equivocada ou desnecessária para a atenção especializada   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.3 Redução da fila de espera para a atenção especializada   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.4 Qualificação dos encaminhamentos realizados   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.5 Lidar com problemas com os quais antes não lidava ou tinha dificuldade   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.6  Melhoria da situação de saúde dos casos compartilhados entre sua equipe e o NASF   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.7 Mudança no perfil dos casos compartilhados entre eAB e NASF, de situações simples para complexas ou diversificadas   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.8  Melhoria dos indicadores de saúde da população do território   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.9 Ampliação do acesso da população   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII 36.2.10 Ampliação do escopo de ações ofertadas na UBS   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
998 Não se aplica
NII.36.3 - Em uma escala de 0 a 10, que nota você atribui ao apoio que sua equipe recebe do NASF? 0 0
1 1
2 2
3 3
4 4
5 5
6 6
7 7
8 8
9 9
10 10