Código de
variável
Múltipla Resposta Descrição Categorias
Código Descrição
VI.3 - Territorialização e População de Referência da Equipe de Saúde Bucal
VI.3.1 - Na rotina de trabalho, a Equipe de Saúde Bucal atua em quantas Equipes de Atenção Básica? - Quantidade
VI.3.2 - Com qual frequência as pessoas residentes fora da área de abrangência da sua Equipe de Saúde Bucal são atendidas? 1 Todos os dias da semana
2 Alguns dias da semana
3 Nenhum dia da semana
VI.3.3   - A Equipe de Saúde Bucal possui mapa do território?
1 Sim
2 Não
VI.3.3/1    Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se Aplica
VI.4 - Planejamento, Acompanhamento e Avaliação
VI.4.1  - A Equipe de Saúde Bucal realiza alguma atividade para o planejamento de suas ações? 1 Sim
2 Não
VI.4.1/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.4.2  - A Equipe de Saúde Bucal participa de reuniões em conjunto com a Equipe de Atenção Básica? 1 Sim
2 Não
VI.4.2/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.4.3  - A equipe investigou o perfil epidemiológico de saúde bucal da população do território?  1 Sim
2 Não
VI.4.3/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.4.4  - A Equipe de Saúde Bucal realiza discussão de casos e de projetos terapêuticos? 1 Sim
2 Não
VI.4.4/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.4.5 - No último ano, foi realizado algum processo de autoavaliação pela equipe? 1 Sim
2 Não
VI.4.6 - Qual o instrumento utilizado? 1 AMAQ impresso
2 AMAQ eletrônico 
3 AMQ
4 Instrumento desenvolvido pelo município/equipe
5 Instrumento desenvolvido pelo Estado
6 Outro instrumento de avaliação
998 Não se aplica
VI.4.6/1 - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.5 - Apoio Matricial à Equipe de Saúde Bucal
VI.5.1  - A Equipe de Saúde Bucal recebe apoio de outros núcleos profissionais para auxiliar na resolução de casos considerados complexos? 1 Sim
2 Não
VI.5.2 De quais núcleos profissionais? Do CEO 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
De especialistas em odontologia da rede (exceto CEO) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Do NASF 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Do CAPS 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Da vigilância em saúde                                                                 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.5.3  Indique em qual(is) especialidade(s) odontológica(s) a  equipe de Saúde Bucal recebe apoio para a  resolução de casos mais complexos:  Cirurgia Oral 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Endodontia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Periodontia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Estomatologia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Radiologia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Ortodontia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Implantodontia 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Odontopediatria 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.6 - Organização dos Prontuários na Unidade de Saúde
VI.6.1.1 Como são registradas as informações de saúde? Fichas em papel 1 Sim
2 Não
VI.6.1.2  Prontuário eletrônico 1 Sim
2 Não
VI.6.2   Qual o tipo de prontuário? 1 Prontuário eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB
2 Prontuário Eletrônico Próprio
VI.6.2/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.6.3   Sua equipe recebeu qualificação ou capacitação para utilizar a Classificação Internacional para Atenção Primária (CIAP)? 1 Sim, para todos da equipe
2 Sim, para alguns da equipe
3 Não
VI.6.4   Sua equipe recebeu qualificação ou capacitação para utilização do prontuário eletrônico? 1 Sim, para todos da equipe
2 Sim, para alguns da equipe
3 Não
998 Não se aplica 
VI.6.5   Quando sua equipe tem dúvidas sobre a utilização do prontuário eletrônico, você tem um canal para sanar essa dúvida? 1 Sim 
2 Não
998 Não se aplica 
VI.6.6 Quais canais são utilizados?  Colegas de trabalho  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Materiais de apoio disponibilizados pelo Ministério da Saúde 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Gestão municipal 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Telessaúde  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Disque Saúde 136 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.6.7 Sobre o registro clínico orientado a problemas (RCOP) e suas funcionalidades disponíveis no prontuário eletrônico, quais itens sua equipe utiliza? Folha de Rosto 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Subjetivo  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Objetivo 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Avaliação 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Anotações SOAP - Plano  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Lista de problemas  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Antecedentes  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.6.8  - A ficha clínica odontológica compõe o prontuário do usuário? 1 Sim
2 Não
3 Não se aplica (caso a Equipe de Saúde Bucal esteja em estabelecimento de saúde diferente da equipe de atenção básica)
VI.6.8/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.7 - Organização da Agenda e Oferta de Ações da Equipe
VI.7.1  _ A Equipe de Saúde Bucal realiza ações articuladas com outros equipamentos sociais do território? 1 Sim
2 Não
VI.7.2  Existe reserva de vagas na agenda da Equipe de Saúde Bucal ou um horário de fácil acesso ao profissional para que: O usuário possa buscar e mostrar resultados de exames? 1 Sim
2 Não
O usuário possa sanar dúvidas pós-consulta ou mostrar como evoluiu sua situação? 1 Sim
2 Não
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
VI.7.3  O atendimento clínico da Equipe de Saúde Bucal garante:  Atendimento agendado/ programado 1 Sim
2 Não
Atendimento de demanda espontânea 1 Sim
2 Não
VI.7.4  No atendimento à demanda espontânea, a Equipe de Saúde Bucal realiza: Atendimento de urgência (drenagem de abscesso, sutura de ferimentos por trauma, acesso à polpa dentária, pulpotomia, tratamento de alveolite, tratamento inicial de dente traumatizado, outros)  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Prescrição de receitas de medicamentos 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Orientação  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.7.5   No atendimento clínico, a Equipe de Saúde Bucal realiza: Aplicação de selante ionomérico 1 Sim
2 Não
Aplicação tópica de flúor 1 Sim
2 Não
Exodontia de dente decíduo 1 Sim
2 Não
Exodontia de dente permanente 1 Sim
2 Não
Ulotomia/ Ulectomia 1 Sim
2 Não
Raspagem, alisamento e polimento supragengival 1 Sim
2 Não
Raspagem, alisamento e polimento subgengival 1 Sim
2 Não
Restaurações dentárias de amálgama 1 Sim
2 Não
Restaurações dentárias de resina 1 Sim
2 Não
Restaurações dentárias de ionômero 1 Sim
2 Não
Moldagem para prótese 1 Sim
2 Não
Instalação de prótese 1 Sim
2 Não
Cimentação de prótese 1 Sim
2 Não
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
VI. 7.6 No acolhimento, a Equipe de Saúde Bucal:  Escuta a queixa do usuário 1 Sim
2 Não
Avalia a necessidade de saúde do usuário (Geral) 1 Sim
2 Não
Agenda a consulta do usuário para outro dia/turno  (Geral) 1 Sim
2 Não
Realiza atendimento clínico   (Geral) 1 Sim
2 Não
Encaminha o usuário para outro serviço 1 Sim
2 Não
Não realiza acolhimento 1 Sim
2 Não
VI.7.7   Os profissionais da Equipe de Saúde Bucal realizam acolhimento conjuntamente com a equipe de Atenção Básica? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.7.8 - A Equipe de Saúde Bucal utiliza protocolos/critérios para conduta no acolhimento? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Vl.7.9 Qual é o principal fluxo para o acolhimento do usuário? O usuário chega cedo e fica na fila para pegar ficha/senha 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
O usuário é atendido por ordem de chegada 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
A equipe identifica usuários com maior risco e/ou vulnerabilidade   (GERAL) 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outros 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.7.10   Os profissionais da Equipe de Saúde Bucal que fazem o acolhimento foram capacitados para avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade dos usuários?  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.7.11 - Qual é a principal forma de agendamento da primeira consulta odontológica?  1 Na recepção da UBS, junto com o agendamento para os demais profissionais
2 No próprio consultório odontológico, pela equipe de saúde bucal
3 Pelo Agente Comunitário 
4 Outros
VI.7.12 - Qual a principal forma de marcação de consulta para a continuidade do tratamento odontológico? 1 A próxima consulta é marcada no final da consulta anterior   (GERAL)
2 A próxima consulta é marcada pela Equipe de Saude Bucal e depois comunicada para o usuário
3 A próxima consulta é marcada pelo usuário na UBS (agendada posteriormente)
4 É solicitado ao usuário que venha a UBS no dia de marcação de consulta para Saude Bucal (sem agendamento prévio)
5 No dia da consulta é preciso ficar na fila e pega senha para o atendimento
6 Outro(a)
VI.8 - Processo de Trabalho do Técnico em Saúde Bucal (TSB)
VI.8.1 - A Equipe de Saúde Bucal possui Técnico em Saúde Bucal? 1 Sim
2 Não
VI.8.2 Quais as ações que o Técnico em Saúde Bucal realiza? Visitas domiciliares  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Acolhimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Inserção e distribuição de materiais odontológicos no preparo cavitário de restaurações dentárias diretas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Remoção do biofilme 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Tomadas radiográficas 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Limpeza e antissepsia do campo operatório 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das Anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.9 - Processo de Trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)
VI.9.1 - A equipe possui Auxiliar em Saúde Bucal? 1 Sim
2 Não
VI.9.2 Quais as ações que o Auxiliar em Saúde Bucal realiza? Visitas domiciliares  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Acolhimento 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Processamento do filme radiográfico 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Seleção de moldeiras 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Preparo de modelos em gesso 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Nenhuma das anteriores 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.10 - Relação da ESB com outros Pontos da Rede de Atenção de Saúde
VI.10.1  - Existe oferta de atendimento de urgência odontológica na rede de saúde nos horários em que a equipe de saúde bucal não trabalha? 1 Sim
2 Não
VI.10.2  - Existe oferta de consultas especializadas na rede de saúde para que a equipe de saúde bucal possa encaminhar o usuário? 1 Sim
2 Não
VI.10.3  - A equipe de saúde bucal utiliza protocolos que orientem o encaminhamento dos pacientes para outros níveis de atenção na rede de saúde? 1 Sim
2 Não
VI.10.4  - O cirurgião-dentista encaminha os usuários para os especialistas com informações sobre o atendimento? 1 Sim
2 Não
VI.10.4/1   - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.10.5 - A Equipe de Saúde Bucal obtém contrarreferência dos especialistas dos usuários encaminhados com informações sobre o atendimento? 1 Sim
2 Não
VI.10.6  - A Equipe de Saúde Bucal possui o registro dos usuários encaminhados para outro ponto de atenção? 1 Sim
2 Não
VI.10.6/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11 - Atenção ao Câncer de Boca
VI.11.1    A Equipe de Saúde Bucal realiza ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca? 1 Sim
2 Não
VI.11.2 Quais ações são realizadas? Orientação sobre o uso do tabaco 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Orientação sobre o uso do álcool e outras drogas  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Orientação sobre a prevenção da exposição à radiação solar 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Busca ativa de lesões potencialmente cancerizáveis e de casos na comunidade  1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Exame sistemático das mucosas orais 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
Outras 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.3  - A Equipe de Saúde Bucal realiza biópsias, na UBS, para diagnóstico de câncer de boca? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.4  - A Equipe de Saúde Bucal possui laboratório de referência para exames histopatológicos? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.5 - A Equipe de Saúde Bucal possui referência para solicitação de biópsia para casos com suspeita de câncer de boca? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.6  - A Equipe de Saúde Bucal possui registro dos pacientes com suspeita de câncer de boca que foram biopsiados na UBS ou encaminhados para o serviço de referência? 1 Sim
2 Não
3 A equipe não possui pacientes com suspeita de câncer de boca
998 Não se aplica
VI.11.6/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.7  - A Equipe de Saúde Bucal monitora os pacientes submetidos à biópsia para avaliação do resultado do exame? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.8 - A Equipe de Saúde Bucal possui referência para o tratamento dos casos confirmados de câncer de boca? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.8/1  - Existe documento que comprove? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.9  - Após a referência do usuário para o tratamento, a Equipe de Saúde Bucal acompanha e monitora a continuidade do cuidado? 1 Sim
2 Não
998 Não se aplica
VI.11.10 - A rede de atenção à saúde disponibiliza próteses de maxila e/ou mandíbula para os pacientes submetidos à remoção cirúrgica dos maxilares? 1 Sim
2 Não
3 Não sabe informar
998 Não se aplica